Africa

AFRICA | Diversidade étnica, cultural, social e política

A África é o terceiro continente mais extenso (depois da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilómetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de um bilhão de pessoas (estimativa em 2005), representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.

Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida), pelo menos 21 são africanos. Apesar disso existem alguns países com um padrão de vida razoável, mas não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. Maurícia e Seicheles têm uma qualidade de vida bastante razoável, como até a recente revolução também a Líbia. Ainda há outros países africanos com qualidade de vida e índices de desenvolvimento razoáveis, como a maior economia africana, a África do Sul (0,705) e outros países como Marrocos (0,676), Argélia (0,759), Tunísia (0,739), Egito (0,700), Botsuana (0,728), Cabo Verde (0,651), São Tomé e Príncipe (0,609), Congo (0,608), Gabão (0,702), Namíbia (0,645), Essuatíni (0,608), Gana (0,596), Zâmbia (0,591), Guiné Equatorial (0,588), Quénia (0,579), Angola (0,574), Camarões (0,563) e Zimbabwe (0,563).

A África costuma ser regionalizada de duas formas. A primeira valoriza a localização dos países e os divide em cinco grupos: África setentrional, África Ocidental, África central, África Oriental e África meridional. A segunda regionalização usa critérios étnicos e culturais, como a religião e etnias predominantes em cada região, sendo dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional, formada pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsariana, formada pelos outros 44 países do continente.

CONHEÇA EM DETALHE OS NOSSOS PRODUTOS

Cabo Verde

Cabo Verde

Cabo Verde que dá nome ao país não se situa neste, mas a centenas de quilómetros a oeste, no Senegal. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e, sem indícios de anterior presença humana.

Namíbia

Namíbia

O México é um país de grandes dimensões situado na porção sul da América do Norte. É um país de uma riqueza cultural e gastronómica incomparável com o resto do mundo e um daqueles destinos capazes de suportar viagens de vários meses.

Senegal

Senegal

Não obstante se tratar de uma jovem nação, independente desde 1960, o Senegal assume-se como uma das mais estáveis democracias do continente africano, já com um longo historial de participação em missões de paz e em processos de mediação regionais.

Marrocos

Marrocos

Existe uma citação do Rei Hassan II (1929-1999) que diz “Marrocos é como uma árvore com as raízes em África, mas cujas folhas respiram o ar europeu”. Os marroquinos respeitam muito os idosos. Se uma mãe marroquina disser alguma coisa, ninguém vai discutir com ela e aceitam o que foi dito.

Guiné Bissau

Guiné Bissau

Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e ao leste e com o Oceano Atlântico a oeste. O português é a única língua oficial da Guiné-Bissau, que é o idioma usado pela administração do país desde os tempos que a Guiné-Bissau era colônia portuguesa.

Tunísia

Tunísia

A Tunísia é um país situado no Norte da África, limitado pelo Mar Mediterrâneo e pelo Deserto do Saara. Na capital, Túnis, o Museu Nacional do Bardo tem exposições arqueológicas que incluem desde mosaicos romanos até arte islâmica.

O QUE TEMOS POR LÁ

Registe-se na nossa NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletters para receber todas as nossas novidades e ofertas agora e saiba em primeira mão, todas as campanhas especiais que a Mordomo24Travel tem para os seus cliente especiais!
    SUBSCREVA
    Concordo com os termos e condições