Djerba

DJERBA

A ilha de Djerba fica na extremidade sul do golfo de Gabès, a 5 km do continente, ao qual está ligada por uma ponte de origem romana de 7 km, ocupando uma área de 538 Km2. Também conhecida como a “Ilha das Cem Mesquitas”, foi um dos cenários utilizados nas filmagens de “A Guerra das Estrelas”. No coração do Mediterrâneo, a ilha de Djerba encanta pela sua atmosfera única no mundo. Às portas do Saara, esta ilha oferece extensas praias de areia branca orladas de palmeiras selvagens, destacando-se ainda pela arquitetura típica: os menzels – habitações rústicas com tetos abobadados e portadas azuis. Houmt Souk (quarteirão dos mercados, numa tradução à letra) é a capital da ilha, onde as pracetas preenchidas por esplanadas e cafés, e coloridas por buganvílias luxuriantes pendentes dos varandins, transmitem um calor e uma animação estival próprios do Mediterrâneo. A sua Medina permanece intocada e preserva o encanto dos souks medievais. Houmt Souk é ainda o centro de artesanato de tapetes, cestaria e olaria. Não deixe de visitar a antiquíssima corporação dos ourives: trabalhando os artigos em filigrana, eles expressam o imaginário íntimo e a ambição criadora dos habitantes de Djerba e Zarzis. Mas no que respeita a olaria, Guellala onde se diz estar a famosa tina de Ali Babá é a mais importante, pois é ali que vivem e trabalham mais de 400 oleiros. Além das inúmeras mesquitas (que outrora funcionaram como locais de resistência contra os invasores), Djerba tem ainda outra curiosidade: El-Ghriba, a sua sinagoga, possui uma das mais antigas Torah do mundo e continua a ser um importante centro de peregrinação para os judeus oriundos de todo o mundo. Desde há alguns anos, a ilha tem uma especialidade: a talassoterapia. A região conta com uma quinzena de centros, estando alguns entre os melhores do país. A temperatura na ilha nunca desce abaixo dos 15º, nem mesmo no inverno, pelo que é uma estância popular durante todo o ano. Zarzis, no continente, vai começando lentamente a rivalizar com Djerba, sendo o centro do cultivo de citrinos e oliveiras na região. As bonitas praias de Djerba estendem-se ao longo da costa nordeste da ilha, desde Ras Rmel até Ras Taguerness, embora também haja algumas praias atraentes na costa leste, na região de Aghir. Pode-se ver frequentemente vendedores deambularem pelas praias das zonas turísticas, com bebidas, gelados, frutos, brinquedos de praia e recordações. Passeios de banana, de barco e outras atrações, como passeios de camelo ou de cavalo, estão disponíveis em algumas praias.

DICAS DE VIAGEM

Moeda: Dinar tunisino (aprox. 0,5 €). Pode levar Euros e trocar localmente por Dinars ou levantar nas caixas automáticas.

Diferença Horária: mesma hora que em Portugal continental (horário de Verão).

Documentação de Viagem (cidadãos de nacionalidade portuguesa): Cartão do Cidadão válido. No entanto, de acordo com a informação disponibilizada no Portal das Comunidades do Governo Português, é aconselhável o uso do Passaporte com validade mínima para o período da estadia. Estas
informações são exclusivas para cidadãos de nacionalidade Portuguesa, a viajar para a Tunísia com voucher de alojamento e bilhete de regresso confirmado.
Menores: para além do Passaporte e do Cartão do Cidadão (para comprovar a filiação), no caso de menores cidadãos de nacionalidade Portuguesa que não viajem acompanhados pelos dois pais, ou pelo pai que detenha o poder paternal, deverá ser emitida uma autorização de saída do território nacional, datada e com assinatura reconhecida pelo notário, pelo adulto que exerça o poder paternal.
Outras Nacionalidades: por favor, consulte o seu Agente de Viagens.

Saúde: Não são obrigatórias vacinas, nem precauções especiais.

Código Telefónico: +216

Distância aproximada do aeroporto de Djerba: Os hotéis estão sensivelmente a 25 / 35 km do aeroporto.
Obs.: A duração do transfer (regular) irá depender do nº de passageiros / hotéis.

Praias: Consoante as marés e localização, é provável que possam surgir algas nas praias. Dentro do possível, as mesmas são limpas não só pelos hotéis como pelas autoridades competentes.

Embaixada de Portugal na Tunísia:
2, Rue Sufétula 1002 Tunis Belvédère. Telef.: (00216) 71893981 / 71788189. www.discovertunisia.com

O QUE TEMOS POR LÁ

Registe-se na nossa NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletters para receber todas as nossas novidades e ofertas agora e saiba em primeira mão, todas as campanhas especiais que a Mordomo24Travel tem para os seus cliente especiais!
    SUBSCREVA
    Concordo com os termos e condições